Tuesday, November 7, 2006

ARC207 - Introduction to Agile Methodologies and Concepts (Roy Osherove)

O Roy Osherove é uma das blog-sonalidades presentes no TechEd, para fazer sessões relacionadas com metodologias ágeis. A apresentação que fez foi uma sessão muito introdutória a metodologias ágeis, com algum foco em Scrum e eXtreme Programming. Grande parte do tempo foi passado a motivar para a utilização destas abordagens, sendo a capacidade de reagir à mudança o aspecto chave. Outros aspectos críticos são a comunicação entre os intervenientes do projecto, e a capacidade de produzir valor para o cliente rapidamente, com releases frequentes e incrementais. Em alternativa, referiu, as metodologias tradicionais tentam "prever o futuro", fechá-lo em documentos Word, requisitos, âmbitos controlados, etc.

Foi brevemente apresentado o Agile Manifesto, e este vídeo como uma boa analogia das metodologias ágeis: parece confuso, contra-intuitivo, mas que funciona surpreendentemente bem! Seria mais eficiente, se fosse cumprido o código da estrada? Há aqui assunto para discussão.

Uma parte interessante foi o contraste Scrum vs XP, com identificação daquilo que o XP tem que não está no Scrum (ver os slides, abaixo), tais como o pair programming, e que pode ser incorporado na primeira.

Acho que a mensagem essencial, e o Roy apresentou esta sessão evitando tudo o que é o aspecto religião frequentemente associado à defesa destas metodologias, é que destas metodologias devemos adoptar aquilo que achamos relevante no nosso contexto: a postura do cliente, as características da equipa, o projecto, etc.
O soundbyte: "The essential is adopting what works for you, the goal is make things better. If your current method works well, leave it alone, keep using it".

Pessoalmente, acho que este tipo de metodologias são muito interessantes (gosto especialmente de Scrum), e acho que em muitas situações é um caminho que se deve pelo menos experimentar.

Nota: aqui estão os slides da pre-conf que o Roy fez ontem. A sessão ARC207 foi a primeira da pre-conf.

No comments:

Post a Comment