Monday, October 2, 2006

Formação Office 2007 for Developers: Wrap Up

Nas últimas duas semanas tive a oportunidade de voltar a dar formação, desta vez sobre Office 2007, na perspectiva de programadores, tanto relativos ao agora chamado Office Cliente (Outlook, Word, Excel, InfoPath, etc.), como sobre a componente servidor, com foco no SharePoint (Services e Server) mas também Forms Server e Excel Services. O contacto com 30 pessoas de diferentes empresas, permitiu-me perceber os diferentes interesses em cada uma das "features" do produto, e onde pretendem investir. Isto em adição ao gosto pessoal em dar formação, e ao conhecimento acrescido do panorama do IT em Portugal. :-)

A grande saliência, mesmo tendo o SharePoint em pano de fundo, vai para o Workflow. Foi o tema que mais interesse e antecipação criou (tal como aconteceu no seu lançamento no PDC05 o ano passado), apesar de – como se teve oportunidade de constatar – o desenvolvimento de Workflows sobre SharePoint, adicionalmente se usando formulários InfoPath, ter alguma complexidade técnica. Os exemplos e demonstrações que tivemos oportunidade a fazer foram apenas pontos de partida, e é essencial que venha a existir mais documentação.

Também a recolher algum interesse teve o desenvolvimento para Office Cliente, e refiro-me aqui principalmente ao desenvolvimento de Add-Ins, desenvolvidos sobre Visual Studio Tools for Office (o curso focou na CTP de Junho do VSTO "v3", mas o beta do VSTO 2005 Special Edition ficou disponível já durante o curso). Há soluções e possibilidades muito interessantes no modelo, e a integração com o "online", via SharePoint, pode ser uma grande mais valia. Um aspecto curioso de referir é que, ainda assim, o desenvolvimento de aplicações do tipo "Smart Client" continua a ter alguma resistência, possivelmente, devida aos últimos 10 anos em que nos habituámos a tudo ser baseado em Web. Para vários dos ISV's, no entanto, é o modelo que faz mais sentido para a sua área de negócio.

No cruzamento entre o cliente e o servidor estão as componentes baseadas na utilização de Forms Server em conjunto com o Outlook como cliente. A ideia de termos formulários ricos que são preenchidos num browser ou no próprio Outlook, e que podem ser trabalhados nos novos "Forms Folders" do Outlook e guardados num SharePoint (eventualmente associados a Workflows) levanta imensas possibilidades e oportunidades de negócio, talvez com saliência para o sector público e grandes organizações.

Outras áreas que foram bastante referidas incluiram a componente de Web Content Management (WCM), a utilização do MOSS 2007 como plataforma para desenvolver sites web públicos (o substituto do CMS2002), e o Enterprise Content Management (ECM), para aplicações de gestão de conteúdos, incluindo coisas como Records Management e Workflow. O programa do curso não incluía, no entanto, grandes desenvolvimentos nestas duas áreas.

Duas outras áreas particularmente referidas foram o Business Data Catalog (BDC) e os Excel Services. A primeira pode operar uma mini-revolução no mundo da Integração de Sistemas ao permitir expôr com relativa simplicidade, em sites SharePoint, informação que é armazenada em sistemas de negócio (desde que em Sql ou acessíveis por Web Services), sem obrigar a programação. Um cenário do tipo "case study" é a possibilidade de disponibilizar informação de sistemas como SAP num SharePoint, em que a consulta pode ser feita em web parts pré-disponibilizadas ou acessível meramente usando a pesquisa texto livre do MOSS. Se isto não deixa água na boca... :-) Para isto, e numa abordagem inicial, o que é necessário é apenas especificar uma camada de metadados a descrever a informação do sistema origem, e voilá.
A segunda, os Excel Services, não tanto pela realização de cálculos pesados no servidor ou pelas potencialidades em termos de Business Inteligence, mas pela possibilidade de invocar folhas de cálculo no servidor utilizando a camada de web services genéricos que é disponibilizada. E há coisas que são muito mais interessantes de fazer no Excel que programadas em C#. :-)

A quem esteve no curso: espero sinceramente que tenha valido a pena, e ver-vos noutras ocasiões! Nos próximos dias vou tentar colocar aqui respostas a perguntas mais frequentes ou informação sobre assuntos que tenham sido cobertos de forma menos aprofundada.

[Cross-Posted de http://www.arquitecturadesoftware.org/blogs/joaomartins]

No comments:

Post a Comment