Tuesday, September 19, 2006

VSTO 2005 SE Beta

Quem desenvolve para Office cliente, na versão 2003, conhece sem dúvida o VSTO 2005, as Visual Studio Tools for Office, que fazem com que o desenvolvimento para Office se pareça com desenvolvimento .Net. Este extra é interessante, uma vez que as interfaces e especificidades do COM em que a maior parte do Office cliente é baseado nem sempre são muito interessantes (como o facto de todos os add-ins partilharem o mesmo AppDomain).


Quem já começou a desenvolver para Office 2007, e quer beneficiar das potencialidades do VSTO e do novo interface utilizador do Office, usava até agora o VSTO "v3" - CTP de Junho. Estas tools têm agora uma nova versão, ainda em beta, a VSTO 2005 Special Edition (beta), que está sincronizada com o Office 2007 Beta 2 TR que acabou de sair. Esta versão desenvolve o que a v3 de Junho já incluía, como a programação para a Ribbon, desenvolvimento de (Managed) Add-in's e de Custom Task Panes.


Mais informações e download no site da MS ou no ServerSide.Net . É um admirável mundo novo. :-)


[Ps: o livro obrigatório para quem desenvolve com VSTO 2005 é o "Visual Studio Tools for Office: Using C# with Excel, Word, Outlook, and InfoPath", dos Eric's Carter & Lippert]


[Cross-Posted de http://www.arquitecturadesoftware.org/blogs/joaomartins]

No comments:

Post a Comment