Friday, July 21, 2006

GASP - Primeiro aniversário!

O GASP – Grupo de Arquitectura de Software Português, foi criado há um ano, em Julho de 2005 em Lisboa e finais de 2005 no Porto, com o objectivo de permitir a troca de ideias em volta de temas relacionados com a arquitectura de software.


Desde o início apoiado pela Microsoft Portugal, apesar de technology agnostic, reúne um conjunto de profissionais de diversas áreas e com variadas experiências e focos profissionais.  O grupo tem reuniões mensais à volta de uma “távola redonda”, nas duas cidades, sendo a interactividade um factor essencial. Já foram apresentado e discutidos temas como Software Factories, Domain Specific Languages, Metodologias/Práticas Ágeis (Scrum e TDD), Geração de Código, Padrões de Desenho, Workflow, Software as a Service, Service Oriented Architectures, Frameworks,  sistemas de manufactura de circuitos, modelos de evolução de produtos, entre outros. Recentemente experimentou-se com o formato “Design Lab”, uma workshop prática com o objectivo de resolver um problema de arquitectura proposto, com resultados muito interessantes.


Passado um ano, o grupo tem um site (www.arquitecturadesoftware.org) com blogs e fóruns de discussão, e já teve a participação de convidados como Beat Schwegler (Microsoft EMEA), Peter Himschoot (U2U) e Paul Preiss (Presidente da IASA, de que o GASP é o chapter português, um dos mais activos dos 60 à volta do mundo), este último animando uma viva discussão sobre o papel da Arquitectura de Software e de uma organização como a IASA na criação da profissão do Arquitecto de Software.


Um dos desafios do modelo actual – e que se tem discutido aturadamente - é a restrição logística à participação de mais pessoas, pelo que se têm procurado encontrar formas alternativas de permitir uma participação e interacção mais alargada. Esta pode vir a passar tanto por web casts, tendo uma “emissão experimental” sido testada com sucesso no início desta semana, como por eventos em espaços maiores e com mais pessoas, dos quais queremos organizar o primeiro ainda este ano.


Até lá, queria convidar-vos a trocar ideias nos fóruns do site, a dar ideias  tanto sobre outras formas de reunir mais gente interessada em torno do tema, como de permitir uma participação mais alargada, ou de assuntos que possam ser interessantes discutir.





A terminar com algumas notas pessoais (backstage stuff): a ideia do grupo apareceu depois de ter assistido com o Tiago Pascoal à apresentação do Juval Lowy ao Dutch .Net User Group, na véspera do arranque do TechEd 2005 em Amsterdão. Neste conheci o Hugo “SOA” Batista, e os 3 propusemos a ideia à Microsoft, que juntou outras “like minds” e a ideia teve asas.


À partida, como disse acima, o objectivo sempre foi muito simplesmente o de trocar e discutir ideias, deixando um pouco de lado questões específicas de tecnologia, e este aspecto tem sido absolutamente chave.  Outros dois aspectos muito valiosos têm sido o conhecimento do mercado, e muito especialmente os contactos com pessoas que andam por aí a fazer coisas muito interessantes, e a quem sei poder telefonar se quiser discutir algum assunto (e alguns nomes que posso referir são o do Filipe Clérigo da Viatecla, ou os professores Paulo Sousa do ISEP e Luis Falcão do ISEL, entre outros). Curiosamente, apesar de todos estarmos em empresas concorrentes, este não tem sido um factor limitativo. Quanto ao apoio logístico-organizativo, o Nuno Costa e o José António Silva da Microsoft têm sido inexcedíveis.


That’s it for now! Outro post destes daqui a um ano, no segundo aniversário, esperamos poder contribuir ainda mais para a comunidade nestes próximos 12 meses do que nos 12 que passaram. :-)

[Cross-Posted de http://www.arquitecturadesoftware.org/blogs/joaomartins]

No comments:

Post a Comment