Thursday, May 25, 2006

Exame beta BizTalk 2006 (71-235): algumas notas

Algumas notas sobre este exame beta. Para já, não é nada simples, e é longo, com 72 perguntas ao todo. Demoram-se 2 horas pelo menos. Ao contrário do que disse num post anterior, o exame não usa o motor de exames interactivo, as respostas são de escolha múltipla tradicional.


Relativamente ao conteúdo, algumas impressões:
- Há poucas perguntas sobre schemas e mapas;
- Há muitas perguntas sobre Rule Engine e especialmente BAM, sendo que estas últimas têm algumas inconsistências gramaticais e nem sempre usam a mesma terminologia da documentação do produto;
- Não há perguntas referentes a API's, BAS, HWS ou sobre qualquer dos adapters do produto, nem os nativos nem os novos na versão 2006.


De resto, o exame é o que seria de esperar, com muito messaging, orchestration, transacções, correlação, persistência, deployment (application, host instances, etc.). Os resultados chegam pelo correio daqui a 8 semanas. :-)


Recomendo vivamente a quem for fazer o exame que use os 30 minutos destinados a isso para fazer comentários sobre as perguntas incorrectas ou mal redigidas que encontrem. Quando terminar o período beta, vai ser tarde demais.


Boa sorte!


[Cross-Posted de http://www.arquitecturadesoftware.org/blogs/joaomartins]

No comments:

Post a Comment