Sunday, September 18, 2005

PDC2005: the end

O PDC acabou, e é altura de pensar sobre o que foi apresentado, e de que forma isso deve ou não alterar os rumos e desenvolvimentos em curso ou planeados. Em conversa com as outras pessoas do grupo (éramos 10 tugas), ficou uma sensação de "agora, regresso à vida real", onde há projectos para fazer em tecnologias que ainda são as actuais, investimentos a manter, retrocompatibilidades, etc. Relacionado com isto está o "não vamos estar a fazer xxx, se vem aí o yyy!" Um exemplo simples: quem vai fazer um motor de workflow hoje, em tecnologia Microsoft, para implementar por exemplo máquinas de estado, quando está para chegar o WWF, que até pode ser exposto em Indigo (ups, digo WCF)? Mas se não se fazem coisas, onde está a inocação, e o que se vai fazer até lá? São preocupações do presente.


Independentemente disto, a verdade é que se vivem dias muito tecnologicamente animados no mundo Microsoft. Já falei de novidades como o Linq, WWF e o BizTalk vNext, mas há muitas mais, desde o novo SharePoint e o Office 12, às novas DSL tools que acabaram de sair (não estou a encontrar o link no site) e que já modelam coisas como o próprio UML, o Vista numa build entre o Beta1 e o Beta2, os usos de RFID, P2P, People Near Me, o WCF ex-Indigo, o Longhorn Server, o WPF ex-Avalon, o WinFS, o Windows 2003 R2 com suporte para computação intensiva, o Windows Mobile 5, o VS 2005 Release Candidate que já levo comigo, o VSTO 3.0, etc.....


É muita coisa, mas não quereria estar noutro lado. Muitas das coisas só vão sair daqui a 1 ou 2 anos, mas valeu a pena a vinda, pela tecnologia, pela proximidade com o "coração da tempestade" (e em particular o "WELA", a tecnologia mais espectacular que vi no PDC - mas sobre isso não posso falar), e também pelo companheirismo entre as pessoas do grupo.


Nos próximos dias vou enviar outros posts sobre coisas que vimos por lá.

No comments:

Post a Comment