Wednesday, September 14, 2005

PDC2005: day two

Mais algumas novas : o dia comecou com 2 keynotes, tal como ontem. No primeiro, as novidades apresentadas incluíram o Windows Workflow Foundation (WWF), o novo motor de workflow disponivel para desenvolver aplicações (tanto human como system workflows), e totalmente configuravel por XML (o site é www.windowsworkflow.net), que é um espanto absoluto. Parece que há uma beta nos DVDs, e deve estar disponivel para download, suponho. Este tem um designer catita integrado no VS2005 (tipo DSL), mas também se pode fazer o XML a especificar as sequências/parallels/delays/etc. "à mao" em Xml (noutra sessão, o Don Box fez uma demo simples mas muito ilustrativa).


Outras 3 novidades referidas foram a suite Microsoft Express, que inclui o Acrylic (aplicação de desenho, tipo Macromedia Fireworks), o Sparkle (para animações e interactive design) e o Quartz, um novo web designer standards-compliant (o novo FrontPage?).


A terminar as novas do primeiro, falou-se do Visual Studio Tools for Aplications (VSTA), o novo VBA, para scripting/customização de aplicações. Interessante, também.


No segundo keynote falou-se principalmente do Office “12” e especificamente do novo SharePoint “v3”. Depois digo um pouco mais sobre isto. Ainda fui a uma sessao do novo Infopath “12”, cujos formularios agora podem ser vistos e preenchidos na web (incluindo Firefox!, Safari!, e dispositivos móveis :-)), e a outra sobre RFID (Radio Frequency Identification), que tem aplicações muito interessantes para lojas, armazéns, segurança, etc.


Depois volto aos temas de hoje, já a seguir (numa tarde com uma agenda cheia de temas a competir por presença) há uma sessão sobre customização do SharePoint v3 (site definitions, templates, etc.). Ate' logo.

No comments:

Post a Comment