Wednesday, September 14, 2005

PDC2005: day one

Muita gente deve ter visto o keynote do Bill Gates+Jim Allchin, que foi transmitido na net. Dessa sessão, infelizmente algo longa, para mim as grandes novidades foram o Office 12, que tem um modelo de interacção renovado (alem de estar baseados em novos formatos, xml, tambem eles muito interessantes), e muito especialmente uma coisa chamada “LINQ” (Language Integrated Query), que permite fazer queries a varias fontes de dados, de forma uniforme. Nao sei se isto tem a ver com o Comega ou C# 3.0, mas pode ser visto como um paralelo, para queries, ao que o Indigo faz para as comunicações. Pode fazer-se uma unica query (nota: escrita no codigo da nossa aplicação, como C# “normal”), que faz um join entre dados num XML, num array, num Sql Server, etc... absolutamente impressionante!


Também se viram bocados do Atlas (muito parecido com o Ajax.Net), que parece ter tido uma release hoje, e outras novidades no Vista, além de um pouco do que está sob o véu que ainda cobre o “sharepoint v3”, e que vai ser descoberto ao longo da semana.


Quanto às outras sessoes do dia, que acho o mais fraco comparando com os que ai vêm, estive em sessões sobre o Team Foundation Server, uma muito interessante - apesar de superficial - sobre P2P no Vista/Indigo (alias, para mim, isto do P2P vai ser mesmo grande, na visão da MS), em metade de uma sessão sobre o Groove, e a terminar numa sessao interessante sobre o novo formato XML dos documentos Office (docx, xlsx e pptx).


Também já levo comigo uma nova build do Vista (entre o beta1 actual e o futuro beta2), que vai substituir o beta1 que tenho instalado, entre varios DVD's com muitos gigas de novidade. Na quinta-feira parece q vai ser distribuida uma build do Vista Server, e consegui participar na oferta especial do i-mate Jarjar por cerca de USD 160 :-) Compare-se o preco no site da Expansys. Para uma máquina que corre Windows Mobile 5.0, tem Wi-Fi, GSM/GPRS (triband), 2 cameras, etc., é um excelente preço! :-)

No comments:

Post a Comment