Saturday, February 19, 2005

LogParser e Enterprise Library

Para quem não reparou, está disponível desde há alguns dias a versão 2.2 do Logparser. Esta toolzita é uma pequena pérola, com potencialidades muito interessantes. A utilização que fiz da mesma, ainda na versão 2.1, foi para colocar numa base de dados logs de IIS sobre os quais fizemos uns reports com os Sql 2000 Reporting Services (ainda beta, na altura), e fiquei agradavelmente surpreendido tanto com a eficácia com o facto de não ter falhado uma única vez.

A nova versão permite "parsar" documentos XML e ler da Active Directory (!), permite criar gráficos como formato de output (!), e tem um conjunto interessante de novidades no motor Sql.

Para mim, uma tool top-ten a manter por perto @ all times.

 

Mudando um pouco de assunto, por aqui começámos a utilizar a Enterprise Library em novos projectos. A ferramenta de configuração é um espanto, e regra geral tem sido muito interessante,l mas já nos deparámos com problemas na sua utilização com Oracle. O bloco de acesso a dados tem API's para Oracle, mas a forma como lida com os tipos dos parâmetros não nos deixa invocar determinadas funções PL/SQL. Tivemos de recorrer ao Data Access Application Block pré-EntLib, que superou os problemas c/ facilidade. Ainda assim, do que já usámos está a valer a pena. Recomendo vivamente.

 

jota

No comments:

Post a Comment