Monday, June 28, 2004

Deployment's Biztalk

Quem já trabalhou com o Biztalk 2004 sabe que o produto sofreu dois grandes saltos. O primeiro, em funcionalidade. O segundo, sem dúvida, em complexidade. Uma das áreas em que esta é maior é no que respeita a deployments das soluções desenvolvidas. Não é possível carregar no conveniente F5 para fazer Build & Debug, é antes necessário realizar um conjunto de passos independentes, para deployar vários componentes da solução, e depois testar como que em ambiente de pré-produção.


Um post recente no blog do Scott Colestock sugere a utilização do NAnt para fazer estes deployments de desenvolvimento, e  apesar de uma solução muito simples demorar cerca de 50 segundos a ficar disponível (no meu portátil), o ganho é imenso face ao processo manual anterior. Vivamente recomendado.


Aqui estão os links:


NAnt for BizTalk 2004
Update to NAnt for BizTalk


A solução não é perfeita, especificamente no que respeita aos ports e ao binding file, mas é muito interessante.


Relacionado com este assunto está este artigo, que tem dicas na utilização do BTSInstaller para fazer deployments remotos de soluções Biztalk 2004.


Finalmente, aproveito para chamar a atenção para 2 capítulos adicionais (5 e 6) do documento de P&P de Integration Patterns. Recomendo vivamente.


jota


PS- A utilização do NAnt com o Biztalk 2004 tem uma parte chata: para se gerar o binding file é preciso fazer previamente um deployment "manual" da Orquestração, para se poder depois gerar o binding file. O autor dos dois artigos que referi acima postou um terceiro, em que também aborda este assunto.

No comments:

Post a Comment